Aniversário Tahto

15 março, 2023

2 anos de Tahto: reposicionamento estratégico e atitude em busca de resultados

No dia 15/03, quarta-feira, o reposicionamento de marca que deu origem a Tahto completa 2 anos. O período foi marcado pela reinvenção completa do Modus Operandi da empresa, resultando em um maior alinhamento com as demandas do mercado e ampliação de serviços, além de uma identidade de marca mais definida e pronunciada.

Intencionalmente, o dia 15 de março marca, além do Dia do Consumidor, o aniversário de reposicionamento de marca da Tahto. No ano de 2023, a Tahto completa 2 anos notáveis pelo crescimento exponencial em todos os âmbitos: conquista de novos clientes, elaborações de soluções de atendimento, diversos prêmios conquistados na área de atendimento ao cliente e experiências de CX e EX cada vez mais digitais e humanizadas.

Com o mercado se transformando para atender as normas regulatórias, novas soluções de atendimento e a entrada da inteligência artificial, essa nova realidade amplia as possibilidades de atuação da Tahto, que já não está mais restrita ao contact center. Neste contexto a Tahto se reinventou e reinventa diariamente se mostrando preparada para acompanhar as evoluções do negócio.

O Reposicionamento de Marca

No ano de 2021, as consequências da pandemia de COVID-19 no mercado se mostravam claras após 1 ano de sua ocorrência. Com a exigência do isolamento social, diversos processos precisaram se tornar digitais, o que impactou o comportamento do consumidor e exigiu processos mais dinâmicos, ágeis e eficientes. A digitalização das soluções de atendimento, uma demanda que já era visível no mercado, teve seu processo acelerado em virtude de todos esses fatores, e foi justamente nesse contexto que a Tahto deu seu primeiro e ousado passo.

O atual CEO da Tahto, Luís Ricardo, assumiu a frente da companhia em março 2020, trazendo a proposta do nome para o reposicionamento. Diante do contexto do mercado e as novas necessidades do cliente, ele avaliou que a atuação humana continuava sendo um dos aspectos mais importantes no atendimento e precisava se reinventar.

O nome Tahto, criado para esse novo momento, faz referência a um dos cinco sentidos, trazendo ainda o H que representa o humano, posicionado ao centro, no que é chamado Human Centric. A nova marca deixava claro o enfoque na atuação e no calor humano como um dos principais pilares da Tahto, através da certeza de que “A gente tem tato para o seu negócio”.

A Tahto se posiciona com atitude nas interações entre nossos clientes e os clientes de nossos clientes, por possuir soluções de atendimento que unem as plataformas e demais processos digitais com o indispensável capital humano, tendo como valores a Empatia, a Determinação, a Disciplina e a Paixão, fatores que ajudam a construir um ambiente de trabalho que reflete no atendimento aos clientes. Digital e sempre humanizado.

 

Expansão no Mercado

O reposicionamento da marca Tahto em Março de 2021, deu início a uma nova era na Cia, impulsionando os negócios e transformando a empresa, que até então era monocliente, em um empresa com novos players, e nesta mesma data 3 novos clientes se juntaram à Tahto.

Em outubro de 2021, a Tahto inaugurou uma nova operação da empresa, na cidade de Aracajú – SE, que hoje conta com quase 200 colaboradores. Atualmente, estamos presentes em 5 capitais do Brasil e com um total de quase 10 mil colaboradores, sendo em Goiânia a sede corporativa da Cia.

Em 2022, com o crescimento da empresa e para atender as necessidades dos novos clientes e dos novos desafios, nascem novas diretorias, como a do multisetor e novos processos se tornam mais robustos e se consolidam como Customer Experience, que foram sofisticados, com a certificação de CX.  E para suportar o novo modelo organizacional com foco em pessoas e entregas de qualidade, a Tahto fortaleceu a cultura da Cia através das pessoas, um novo mindset foi criado, e a atenção e cuidado com as pessoas foi o primeiro passo para fortalecimento de uma cultura Human Centric: que é a essência da Tahto.

Tudo isto possibilitou a Tahto em 2022 dar um salto no mercado, com uma expansão que representava um crescimento duas vezes mais, que o já conquistado no ano anterior ampliando a atuação para clientes em diversos setores.

Nos últimos dois anos, a Tahto inovou com a criação de soluções de atendimento para seus clientes e para a gestão de colaboradores, através de plataformas criadas dentro da própria empresa com o objetivo de atender todas as demandas atuais do mercado. Algumas delas são a Vehtor, que possui diversos módulos de atendimento e suporte e pode ser adaptada para diversos segmentos de atuação e a Mahgos, uma “fábrica de conteúdos” que analisa, cria e implanta soluções de aprendizagem.

Especialmente no primeiro semestre de 2022, a IBM, em parceria com a Tahto, vislumbrou os excelentes resultados da implantação do modelo preditivo que gerou um incremento de 5% em sua eficiência no primeiro trimestre de 2022, o que corresponde a uma economia de R$ 5,5 milhões. A tecnologia possibilita o replanejamento das operações da empresa através de variáveis, como o perfil dos profissionais, garantindo máxima produtividade e eficiência.

 

Hub virtual

Além das implantações de células e soluções de CX digitais, os colaboradores da Tahto também foram beneficiados pelas inovações. Há 1 ano, pouco mais de 42% dos colaboradores da Tahto trabalhavam de casa, atualmente esse número representa 54% – mais do que a metade da integralidade de funcionários. Em novembro de 2021, os colaboradores de Curitiba (PR) iniciaram no modelo 100% Home Based, e como isto inauguramos o primeiro HUB 100% virtual da Tahto.

A Tahto trabalha para a construção e consolidação de uma jornada funcional oferecendo aos colaboradores de modelo remoto o Auxílio Home Based. Já para o auxílio na gestão Home Office, a Tahto criou a ferramenta Stahtus, uma aplicação para apoiar na Gestão Virtual de equipes Home Based, com ferramentas de suporte em segurança, monitoramento, eficiência e conectividade, que também é uma das soluções disponíveis no mercado.

A atuação em modelo 100% Home Based impacta diretamente no Employer Experience, e para assegurar que os colaboradores Tahto tenham uma jornada fluida foi desenvolvido um ecossistema de gestão, totalmente digital, que permite acompanhar o colaborador apoiando para que exerça suas atividades da melhor forma possível. Tudo isto se deu através de plataformas de engajamento e desenvolvimento individual, campanhas de incentivos, premiações e medição de humor. Essas ferramentas possibilitam a manutenção da cultura Tahto.

 

Premiações

Em maio de 2021, a Tahto conquistou pela primeira vez o selo GPTW (“Great Place to Work”) que premia as melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Tal conquista, logo nos primeiros meses que sucederam o reposicionamento de marca, deixou ainda mais evidente o horizonte de crescimento e evolução que se projetava para a companhia. No ano de 2022, o selo foi revalidado e a Tahto foi reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar no Centro-Oeste do Brasil.

Ainda no primeiro semestre de 2021, conquistamos outros prêmios na área de contact center: o prêmio ABT pelo projeto de automação, o prêmio SMART, pelo projeto de automação e a otimização dos BackOffices e pelo projeto de inteligência, análise de dados e BIG DATA

A Tahto também conquistou o selo de “empresa que dá feedback” pela plataforma de recrutamento Gupy. Além disso, na premiação anual de “RHs que inspiram” realizada pela empresa, ficamos na 32° colocação em âmbito nacional. Ao todo, a companhia possui mais de 110 prêmios nacionais e internacionais.

Em janeiro de 2023, a Tahto recebeu reconhecimento de consultoria nos Estados Unidos, Na ocasião, o CEO Luís Ricardo foi convidado pelo fundador da WCES (World Customer Economic Science) nos Estados Unidos, Thiago Quintino, para apresentar um case da companhia sobre cultura e pessoas em um dos cursos. A instituição se apresenta no mundo para profissionais renomados e formadores de opinião.

No âmbito social, também somos reconhecidos pela cultura interna pautada verdadeiramente no tato com as pessoas, e na valorização do capital humano em toda a sua riqueza e diversidade. Em novembro de 2022, Luís Ricardo e Uliana Prado – Diretora de Gente e Cultura da Tahto – estiveram presentes em uma cerimônia na Câmara Municipal de Goiânia que concedeu à empresa um título de Honra ao Mérito por ser uma Companhia que emprega mães; um grupo que ainda enfrenta dificuldades e preconceito no mercado de trabalho. Na Tahto, 43% das colaboradoras são mães, o que reforça e fortalece o posicionamento da Cia, pois acreditamos na força da mulher e entendemos que cada profissional é único e necessário pelas suas habilidades e competências

O futuro é Tahto

Nesse curto espaço de tempo, a marca Tahto já demonstrou estar de acordo com as novas exigências dos mercados, o perfil dos clientes e as necessidades dos colaboradores; encontrando o equilíbrio entre digital e humanizado e sendo reconhecida externamente como uma das principais referências em CX e EX em seu segmento de atuação.

No ano de 2023, as perspectivas são de expandir ainda mais o escopo de clientes, sofisticar as experiências de CX e oferecer uma maior diversidade de treinamentos e oportunidades de crescimento vertical aos colaboradores. A marca que traz orgulho a quem veste sua camisa promete continuar evoluindo e crescendo exponencialmente nos próximos anos.

730 dias e diversas reestruturações, mudanças, ampliações e conquistas temos muitos motivos para se comemorar o dia 15 de março. No dia que se celebra também o Dia do Consumidor, a Tahto é um presente que oferece mais do que soluções de atendimento e contato, mas um real contahto com os clientes, cumprindo seu propósito de ser protagonista em soluções de experiência do cliente, gerando evolução e resultados, com audácia e integridade.

Os 2 anos da Tahto simbolizam, principalmente, a realização visível de um posicionamento de marca extremamente bem-sucedido, moderno, sofisticado e, claro, humano. Entre conquistas, evoluções e expansões, a jornada Tahto – que acaba de começar – projeta horizontes infinitos, devido ao tamanho de seu potencial.

 

voltar