A Tahto antecipa e acompanha as demandas do mercado
O ano de 2022 trouxe, dentre tantos desafios, mudanças regulatórias na Anatel que impuseram inovações no jeito de vender das empresas de Contact Center e BPO. Isso, aliado às mudanças comportamentais do consumidor pós-pandemia, exigiu uma rápida adequação do mercado à nova realidade, fazendo com que muitas empresas perdessem vendas e clientes por não estarem preparadas para a nova regulação da Anatel. Nós, porém, estávamos.
Em junho de 2022, o prefixo 0303 passou a ser obrigatório nas chamadas de televendas em todas as companhias do Brasil. Tal medida reduziu drasticamente as vendas por telefone de diversas empresas. A Tahto, no entanto, contava com a imprevisibilidade e as mudanças que aconteciam rapidamente no nosso mercado; por isso, ao mesmo tempo que o 0303 entrou em vigor, impactando as televendas, a Tahto lançava uma célula de vendas digitais pouco vista no meio do telemarketing.
A inovação foi fruto do esforço de uma equipe inteira que se mobiliou para realizar as mudanças necessárias no Modus Operandi do negócio, de modo a dar início a um processo de transformação digital. Durante 45 dias, foram realizadas pesquisas de laboratório, testes, buscas por fornecedores para o novo canal digital e adequação da equipe, da liderança e das ferramentas de trabalho. Ao final de maio – antes de o prefixo 0303 se tornar obrigatório – 3% de todas as vendas da Tahto já eram realizadas pelo canal digital.
Com essa perspectiva, os clientes da Tahto enxergaram na empresa um potencial de vendas e adequação superior ao de parceiros locais. A partir disso, conquistamos ainda mais espaço no mercado de vendas, substituindo – em meio a clientes – canais de vendas que não se adequaram às novas regras e às mudanças que ocorreram; ao passo em que a Tahto – de forma continuada – o fez.
Diante desse cenário, outras empresas de Contact Center passaram a adequar seus canais de vendas para o formato digital; um modelo de vendas de serviços no qual a Tahto foi uma das pioneiras. Tal modo de vender foi essencial para suprir o desfalque causado pelas novas normas regulatórias, fazendo com que, ao invés de sermos prejudicados por tais mudanças, crescêssemos juntamente com elas.
Ao final de 2022, os resultados obtidos foram reflexo de todo o comprometimento e dedicação: o modelo de vendas “Digital Humanizado” atingiu 40% de participação no percentual total de vendas. Atualmente, novos canais de vendas digitais já estão sendo estudados e testados para compor o jeito Tahto de vender digitalmente.
Renata Simões Angeiras, Superintendente de Negócios que esteve à frente do movimento, comemora o sucesso da implantação da célula digital e ressalta a importância da dedicação da equipe
A longo prazo, a Tahto possui a perspectiva de atuar junto a ainda mais clientes e canais, estando preparados para a volatilidade do mercado e para as mudanças cada vez mais recorrentes e aceleradas na forma de se atender e vender, com uma case relevante e um Modus Operandi cada dia mais funcional, adaptável e humanizado. O futuro é Tahto!